quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Êxtase de Santa Teresa de Ávila

O Êxtase de Santa Teresa é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini(1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em Alba de Tormes em 4 de Outubro de 1582.

Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

Bernini seguia as determinações da Igreja Católica Romana, que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à religiosidade.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Êxtase_de_Santa_Teresa)

Sendo barroca, a obra tenta conciliar o êxtase espiritual com o êxtase corporal. A dualidade barroca se manifesta numa escultura que representa o ápice de dois extremos: o espiritual e o sexual. Quem pode negar que a escultura não está tendo um orgasmo???????
só cego não percebe que o anjo a penetra com uma flecha... e a fecha é um símbolo fálico (sim, a flecha é um pepino)....


Zalinsq é cultura....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado, nesse momento estou clonando seu CPF